quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ambiente da Escola Roberto Santos

Sobre a estrutura da escola, verificamos que externamente há uma grande área arborizada, cercada de muros altos, com escadarias de concreto, nas quais ficam sentados jovens, estudantes daquela escola e vizitantes, que conseguem ter acesso àquele espaço. Visualmente é uma escola agradável, inclusive, parece um sitio.
Aproveitando o momento, passamos a conversar com os alunos, sendo esses alguns que estavam sentados nessa área de convivência, e nas entrevistas os alunos não criticaram a escola, muito pelo contrário, elogiaram bastante os professores, a estrutura física e disseram que tinham planos para o vestibular (assunto estimulado pelo grupo docente).
Muitos contatados estudavam pela manhã, e estavam ali naquele horário da tarde fazendo dependência de alguma disciplina.
Um  comentário que nos chamou àtenção, foi o fato da existência de um professor que impede que o aluno tenha acesso a sala de aula, caso esteja sem livro. E imediatamente, alegavam unânimemente que os livros são muito pesados (são volumes únicos para os três anos), e as vezes tinham que levar em número de três, causando até dores nas costas.
Quanto à estrutura física, foi verificada a existência de laboratório de informática, uma biblioteca, um mini auditório, e as salas possuem equipamento de “tv pendrive”.
Encerramos a nossa primeira visita com uma conversa com a bibliotecária, a qual falou sobre a evasão escolar dos alunos, do descaso de alguns professores e a falta de ação da coordenação para coibir atos pouco louváveis desses docentes - acrescenta que antigamente professores que não queriam dar aula mandavam os alunos para a biblioteca e iam embora, deixando-os sob a responsabilidade daquele setor, o que já fora corrigido.
Percebemos que a biblioteca possui uma estrutura razoável para os padrões de uma escola pública, embora não seja muito utilizada pelos alunos, que segundo a funcionária, só se dirigem até ali para pegar livros didáticos quando os esquecem em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário